Revestimento é capaz de criar um filme resistente e durável, ideal para superfícies que sofram ação de produtos químicos, impactos elevados e constantes.

Solventex

A tinta epóxi é uma das soluções mais utilizadas em ambientes industriais, principalmente, por ser um revestimento de alto desempenho, aderência, flexibilidade e durabilidade, exigindo manutenções em menor frequência, o que destaca seu ótimo custo-benefício. Sua fórmula é bicomponente, à base de resina epóxi e um agente de cura, ou catalizador, que varia de acordo com o tipo de substrato a que é destinado. Essas características fazem da tinta epóxi o revestimento ideal para superfícies que estão sujeitas a fortes impactos, grande circulação de pessoas e máquinas, além de apresentar alta resistência à ação de produtos, substâncias químicas e intempéries.

A aplicação da tinta epóxi pode ser feita nas mais diversas superfícies, entretanto, é preciso ter atenção ao tipo de material que irá recebê-la, pois a solução é apresentada em algumas versões, específicas para determinados grupos de substratos. O Esmalte Epóxi Poliamida, da Solventex, por exemplo, conta com excelente resistência química e física. É recomendado como acabamento para pinturas de banheiros, centros cirúrgicos, em estruturas metálicas, azulejos e rebocos, incluindo ambientes que precisam ser protegidos da proliferação de bactérias, pois garante resistência física aos mais variados agentes antibacterianos, utilizados para esterilização destes locais.

Já a Tinta Epóxi para Piso Autonivelante é um revestimento monolítico à base de resina epóxi bicomponente, capaz de atingir uma camada de até 1.000 micrômetros, garantindo excelente proteção ao substrato. Pode ser aplicada em estacionamentos, lojas de grande circulação, oficinas mecânicas, laboratórios, indústrias alimentícias, hospitais, indústrias químicas e petroquímicas.

Outra solução é a Tinta Epóxi Mastic, à base de resina epóxi modificada, bicomponente, de alta espessura e dupla função (fundo e acabamento), ideal para superfícies de aço galvanizado envelhecido, aço carbono enferrujado, tubulações, estruturas, equipamentos e instalações industriais em áreas químicas. A Solventex também oferece a tinta epóxi nos padrões de potabilidade estabelecidos na Portaria 2914/11 do Ministério da Saúde. Essa potabilidade é comprovada pelo Centro Tecnológico de Controle de Qualidade Falcão Bauer, indicada para o revestimento e conservação de reservatórios e cisternas de água potável, encanamentos e estruturas em geral, que necessitam de proteção anticorrosiva por barreira de alta resistência.

Aplicação das soluções epóxi
Para que a pintura seja efetiva, a primeira e mais importante das etapas é o preparo da superfície onde será aplicada, que deverá ser executada conforme a instrução do fabricante. Toda superfície para receber a pintura deve estar limpa, seca, sem irregularidades, ferrugem, resíduos de poeira, mofo ou gordura e, no caso de repintura, é preciso lixar totalmente a tinta envelhecida.

Se existirem fissuras ou trincas, é necessário usar uma massa epóxi para corrigi-las. Desta forma, a aderência será melhor, sem riscos de aparecer alguma imperfeição da superfície ou defeito de pintura. Após essa etapa, a utilização do primer é fundamental para conferir proteção anticorrosiva ao substrato metálico e superfícies em aço e, ainda, para promover a aderência à tinta de acabamento, independentemente do tipo de substrato. Dependendo da solução, a aplicação pode ser feita por meio de pistola, rolo, trincha ou pincel, no entanto, deve-se seguir a recomendação do fabricante para cada produto.

A Solventex, conta com uma linha completa de soluções epóxi, adequadas para a pintura das mais diferentes superfícies, a fim de aumentar sua durabilidade e reduzir os custos com reparos. As opções, disponíveis na Linha Industrial Especial, incluem primers, esmaltes, vernizes, seladores, tintas de alta espessura, autonivelantes, tintas dupla função (fundo e acabamento) e massas para nivelamento.

Serviço
Solventex Tintas
tel.: 0800 55 9088
solventex.com.br