Projeto do arquiteto Fernando Brandão traz um visual mais lúdico e convidativo para marcar nova fase da Livraria Cultura

Fernando Brandão reconceitua Livraria Cultura

O arquiteto Fernando Brandão foi o escolhido para assinar a remodelação do conceito original da Livraria Cultura, momento que marca a atualização de imagem, bem como serviços a fim de atender às novas demandas do mundo digital.

Com um olhar apurado e soluções criativas, o arquiteto dá start à uma nova experiência de consumo, responsável por buscar uma linguagem mais contemporânea e mais conectada ao universo digital para as livrarias físicas.

O novo conceito também exigiu lojas menores, passando dos habituais 2.000 a 2.500 m² para lojas com 600 a 800 m² em ambientes mais intimistas. “O objetivo são lojas mais práticas e menores custos operacionais. O sucesso deste modelo de projeto triplicou as vendas, em uma loja três vezes menor.”

 Fernando Brandão reconceitua Livraria Cultura

O projeto cheio de bossa da Livraria Cultura de Fortaleza recria a ludicidade da fantasia típica do universo dos livros. “Toda a ambiência da loja, assim como a luz e o som, encena a passagem do dia para a noite, intensificando-se ou atenuando-se com o tempo, permitindo a distorção da temporalidade no universo da livraria”, revela o arquiteto. Assim, a intenção central do projeto é baseada em um jogo de iluminação que permite brincar com a atmosfera do tempo.

“A cada 15 minutos a loja muda do dia para a noite e vice-versa, passando pela ambientação em imagem, luz e som.”

O projeto contempla também móveis neutros de metal e madeira, junto com pilares em forma de árvore, que completam o lúdico, a fantasia. A ideia é ter uma circulação livre e fluida entre as prateleiras, com um layout que facilita imediatamente a percepção do espaço como um todo.

“O novo layout foi criado permitindo total controle do espaço, baseando seu acesso à ergonomia de móveis, como livros infantis, todas as estantes baixas são voltadas para crianças”. O layout em L garante a integração dos e a cafeteria passa a fazer parte da livraria, não há mais um espaço limitado para mesas e livros.

“Nesse momento em que o universo digital afasta as pessoas do mundo “físico” dos livros, tivemos um resultado muito positivo de aproximar as pessoas dos livros, alcançando uma nova relação entre o livro e o público, atendendo às demandas de a era digital. Tudo é inovação, as cores, as texturas, a luz e o design dos móveis, tudo isso completa um ambiente lúdico e fantasioso para o universo dos livros”, finaliza.

Contato:
Fernando Brandão
(11) 3064 5630 / (11) 3064 5633
https://www.archfb.com

______________________