32_originalemaison

Não há como não se encantar com a arte milenar de tecer tapetes. O primeiro centro de produção das peças foi o Oriente. Os tapetes persas, que datam antes de Cristo, são considerados uma das principais manifestações artísticas da cultura oriental, e conquistaram o mundo com sua riqueza de cores e formas. Países como Índia, Egito e Turquia também apresentam tapetes com padronagens únicas e muita história.

Atualmente, com a modernização da indústria de tapetes, belas peças, com diferentes estilos e desenhos, além de colorações e tamanhos, podem ser encontradas em todo o mundo. No Brasil, a arte de produzir tapetes artesanalmente não foi esquecida.

A empresária Leda Baggio, proprietária da fábrica Originale Maison, localizada no Rio Grande do Sul, com loja em Curitiba, showroom em São Paulo e 15 revendas no Brasil uniu a tradição de criar tapetes artesanais e personalizados em suas coleções. Segundo ela, a parceria entre o moderno e o artesanal torna mais ágil a fabricação das peças, sem perder a qualidade e a identidade da empresa. Em parceria com arquitetos e artistas de renome nacional e internacional, Leda produz tapetes de variados estilos, cada um com seu apelo estético único.

Entre os profissionais que colaboram na criação do desenho das peças está o arquiteto Ivan Wodzinsky, que imprime seu gosto pelo clássico e pelo contemporâneo. “Busco inspiração em livros, revistas, cores, desenhos e formas. Estou sempre atento às tendências, designs e estilos lançados na Europa, que possui um know-how na produção de tapetes”. Ao desenvolver o projeto do tapete, Wodzinsky leva em consideração o estilo de vida dos brasileiros. O sistema construtivo do tapete, o material e a técnica utilizada pela empresa estão entre os fatores que influenciam a sua concepção do desenho.

Cada tapete leva entre 30 e 45 dias para ficar pronto, inicialmente as peças são feitas em máquinas e, após esta etapa, é iniciado o processo artesanal. Há um minucioso processo de doze etapas até o tapete ficar pronto para ser entregue ao cliente. Ao receber o pedido, os especialistas observam as medidas do desenho, cores e as alturas- que podem ser 10mm, 17mm, 40mm e 70mm.

Para o arquiteto Orlando Busarello, colaborador de longa data da Originale Maison, desenhar tapetes significa contar uma história. As formas geométricas, curvas ou retas, e o uso de cores são recorrentes nos tapetes criados pelo profissional. “Os povos indianos, árabes, chineses, europeus e indígenas expressaram, através dos tapetes, sua identidade, cultura e história. Na América Latina a arte pré-colombiana tem na tecelagem grande expressão nas cores, texturas e formas utilizadas. Conhecer as diferentes linguagens e representações da arte são fontes de referência quando crio o desenho dos tapetes contemporâneos”, pontua Busarello.

Além de valorizar o ambiente, os tapetes contribuem para a decoração e ajudam a aquecer a casa. São peças ornamentais que auxiliam a eliminar ruídos, a delimitar espaços e trazem sensação de conforto. Feitos a partir de diversos materiais, eles se adequam a qualquer estação.| OriginaleMaison