Unimed Santos ganha nova sede,com projeto assinado pela acr arquitetura para um moderno prédio de 7 andares, com mais de 10 mil m2, que irá abrigar a nova empresa

Estrategicamente localizada no bairro Vila Mathias, a futura sede tem projeto assinado pela equipe da acr arquitetura, escritório especializado em arquitetura para a saúde. Previsto para ser inaugurado em 2019, o edifício terá como diferenciais os conceitos de sustentabilidade e humanização, todo projetado com a utilização de materiais renováveis e o máximo de aproveitamento da luz natural, que se notam desde a fachada, com o uso de pele de vidro de alto desempenho, com revestimento de madeira sintética, varandas e jardineiras e uma escada semiaberta com luz e ventilação naturais.

Seguindo linhas essenciais da arquitetura em saúde, que projeta espaços práticos e acessíveis, o novo prédio irá refletir estas características. ‘É sempre um desafio projetar um espaço de saúde, pois temos que pensar em ambientes que atendam plenamente às exigências da vigilância sanitária e buscar soluções e produtos de qualidade e econômicos que criem uma atmosfera de acolhimento, desde a recepção”, destaca Antonio Carlos Rodrigues, sócio-diretor da acr arquitetura.

Inteligência e desafios – Tendo o atendimento como um dos pilares mais importantes na saúde, a equipe de arquitetos criou uma área coberta para embarque e desembarque dos clientes em frente ao edifício, com duas rampas de acesso ao subsolo, enquanto a entrada de ambulâncias será feita nos fundos do prédio, em outra via pública.

No térreo há duas recepções de pedestres, uma para o Pronto Atendimento e outra para a torre onde funcionam os demais serviços de forma independente.

“Desta forma, ganhamos agilidade necessária para o imediato atendimento e o conforto para as outras áreas, como o Centro Diagnóstico e o Ambulatório de especialidades”, explica o arquiteto.

No Pronto Atendimento serão nove consultórios, divididos entre adulto e infantil e sala para aplicação de medicamentos, para curativos e para gesso. Este setor se estende até o mezanino, onde estarão as salas de observação com 16 leitos para adultos e nove infantis, além dos raios-X. Também no térreo, haverá um setor para emergências, com entrada dedicada e capacidade de atendimento para quatro leitos, além de uma sala cirúrgica para pequenos procedimentos e um quarto de isolamento.

No 1º pavimento funcionará o Centro de Diagnósticos por Imagem com ultrassonografia, mamografia, ressonância magnética, tomografia e um setor de cardiologia. O segundo andar será dividido entre análises clínicas e quimioterapia. Um ambulatório de especialidades, com 18 consultórios, ficará alocado no terceiro andar. O 4º pavimento estará reservado para reabilitação física e a área destinada aos médicos – com vestiários, auditório e espaço de conforto – conectada ao pavimento superior.

O Hospital Dia terá seu atendimento no 5º andar, com 13 leitos em três salas de procedimentos. No 6º piso, um aconchegante café para os pacientes e familiares e uma área destinada aos colaboradores, com vestiários, copa e refeitório. Finalmente, o 7º pavimento será um espaço para futura expansão, que desfrutará de terraço com vista panorâmica para a cidade.

Segundo o diretor da acr, o trabalho incluiu uma equipe multidisciplinar que conseguiu executar um projeto equilibrado. “A funcionalidade, os fluxos e processos foram determinantes no layout, criando-se soluções esteticamente agradáveis e práticas”, comenta. Para o diretor-presidente da Unimed Santos, Dr. Claudino Guerra Zenaide, a Unimed buscou sempre o melhor cenário. “Entregamos muito mais que um sonho, uma ideia ou um desejo. Algo palpável, adequado às necessidades atuais e futuras e à altura de nossa projeção como mais importante plano de saúde da Baixada Santista”, destaca.

Ficha:
Arquitetura: acr arquitetura
Antonio Carlos Rodrigues, Rafael Tozo e Larissa Nakagawa Soares
Instalações: Engefast engenharia
Estrutura: Engecairo engenharia estrutural
Pele de vidro fachada: Guardian Glass do Brasil
Fechamento externo da escada: Arkos Brasil
Revestimento ecológico na fachada: Lesco Brasil
Pintura externa: Argamont revestimentos
Painel linear madeirado e forros de fibra mineral: OWA Sonex
Piso vinílico: Tarkett
Piso monolítico: Miaki revestimentos

Serviço:
acr arquitetura
(11) 5572-9924
http://www.acr.arq.br/

 

Topo / Início