No projeto do Carbondale para a joalheria Paspaley na Austrália, foi estudado a luz e sombras que as pérolas recebem em seu habitat natural

CarbondaleA Paspaley joalheria é reconhecida pelo alto luxo e na venda de pérolas raras do mar sul. Sua loja em Brisbane, na Austrália, convidou o escritório Carbondale, fundado em Paris em 2004 e desde 2011 com sede no Brasil, para desenvolver um novo conceito, aplicado inicialmente na butique de 85 m².

Reverenciando as que são consideradas “melhores pérolas do mundo”, Eric Carlson, arquiteto fundador da Carbondale, priorizou todo o design e luz para exibição das pérolas e concebeu o interior da butique com uma abordagem inovadora de iluminação que revela a natureza reflexiva e brilhante das jóias preciosas. Foram escolhidos acabamentos em tons dourados, cremosos e suaves de mármore, couro, tecido e madeira de eucalipto para revestir as paredes, tudo minuciosamente selecionado devido ao efeito que esses materiais proporcionam na superfície esférica das pérolas.

“O ponto de partida é a luz, que é a essência da pérola. Mesmo em uma sala escura, um colar ou um brinco de pérolas brilha magicamente e ilumina o rosto de uma mulher”, explica Eric Carlson, responsável pelo projeto.  Com este conceito, em vez de simplesmente aplicar pedra e metal, a fachada da butique foi projetada como se a luz das pérolas iluminasse a vitrine. Após uma extensa pesquisa e testes com tecnologia LED , uma composição de lâmpadas foi disposta verticalmente por trás de uma fachada de vidro gravado com um efeito brilhante que abstratamente recria lendários colares de pérola em uma escala arquitetônica urbana. As linhas de luzes variam em tamanho, intensidade e tons frios e quentes para combinar com as variações inerentes de dentro da pérola na natureza. Para intensificar esta característica mágica, mais luzes LED são programadas individualmente para dar um movimento cintilante e brilhante às incríveis peças delicadas.

O projeto da Brisbane Paspaley é mais um exemplo da expertise da Carbondale em arquitetura de luxo, que combinou pesquisa, estratégia de branding e criatividade para empregar a iconografia da “pérola” como narrativa do trabalho visionário da butique. A Carbondale se diferencia dos demais escritórios de arquitetura por seus projetos customizados que requer um estudo profundo da marca e desenvolvimento de soluções exclusivas de tecnologia de ponta.

Serviço:
Carbondale
(11) 2528-7254
www.cbdarch.com/pt