Além da facilidade de limpeza, revestimento reduz ruído no ambiente de trabalho

Os projetos de escritórios corporativos e mesmo, de ambientes empresariais mais informais, inovam muitas vezes na escolha de cores vibrantes para a parede, móveis com designs arrojados e a escolha de novas tecnologias de comunicação e de apresentações. Todavia, há outro item do projeto empresarial que deve ser evidenciado: o piso. Nesse sentido, o carpete configura-se como uma excelente opção por três motivos: conforto térmico, conforto acústico e, cada vez mais pela aparência, pois os fabricantes oferecem hoje diversas opções de cores, texturas, além da possibilidade da criação de estampas exclusivas, como as que já são feitas para o segmento de hotelaria.

A INVISTA, fabricante do fio ANTRON, utilizada na fabricação de carpetes e tapetes pelos maiores fabricantes do Brasil e do mundo, confirma que o carpete pode ser considerado um material acústico efetivo, com significante capacidade de absorção do som, além, claro, de servir como um elemento de decoração.

O carpete fabricado com o fio ANTRON pode reduzir o ruído de passos, por exemplo, para 30dB(A), segundo um estudo realizado pelo Fraunhofer Institute for Industrial Engineering for Industrial Engineering, Alemanha – 2006. Esse ganho em silêncio pode contribuir para melhorar os resultados das corporações e também é utilizado em salas de cinema e auditórios como um item importante nos projetos de isolamento acústico.

“O carpete absorve o som do escritório, que conta com inúmeros ruídos, como fala, telefones tocando, impressoras e o do trânsito das pessoas. Minimizar esses ruídos, garante um ambiente de trabalho mais agradável e eficiente”, afirma a gerente comercial do negócio de fios para tapetes e carpetes da INVISTA, Patrícia Goto.

Carpete de alta tecnologia com muitas opções de cores – Na hora de escolher um tapete ou carpete em um projeto de decoração, é muito importante para os designers e arquitetos terem grandes opções de cores e padronagens. Com seu fio ANTRON LUMENA, a INVISTA oferece mais de 200 cores para os fabricantes, além da fibra em nylon tinto em massa ANTRON LUMENA TruBlend, que consiste numa fibra com 30% de mescla de fibras recicladas pós-produção e pós-consumo.

ANTRON LUMENA também é conveniente para áreas sujeitas ao derramamento de líquidos e de tráfego intenso. Isto, porque trata-se de um polímero de alta densidade e filamentos com secção quadrada. Essas características, somadas ao fato de que o fio é tinto em massa, mantêm a cor inalterada, mesmo se o carpete ficar exposto à luz do sol ou a produtos de limpeza.

Manutenção silenciosa – O carpete permite uma manutenção rápida e simples, diferencial em ambientes que, muitas vezes, não possuem uma área de lavanderia para despejo de água suja e manuseio de equipamentos de limpeza – característica bastante comum nos escritórios atuais. Além disso, a executiva explica que os carpetes fabricados com ANTRON “seguram” a sujeira e a poeira, evitando que as partículas fiquem suspensas no ambiente, até que essa sujeira seja retirada pelo aspirador de pó, criando um ambiente mais saudável.

Outro aspecto diferencial dos carpetes produzidos com fios ANTRON para os espaços corporativos é sua facilidade para limpeza de líquidos. Patrícia explica que os fios ANTRON de nylon 6.6 não absorvem os líquidos, que podem ser retirados facilmente da superfície com o auxílio de um pano ou do aspirador, prevenindo manchas. “Essa praticidade do carpete é um ponto forte para os ambientes empresariais”, completa.

SobreINVISTA – Com marcas líderes, como LYCRA, COOLMAX, CORDURA, STAINMASTER e ANTRON, a INVISTA é um dos maiores produtores integrados de intermediários químicos, polímeros e fibras do mundo. As avançadas tecnologias da companhia para nylon, elastano e poliéster são usadas para produzir roupas, carpetes, componentes automotivos e uma infinidade de outros produtos do cotidiano. Com sede nos Estados Unidos, a INVISTA opera em mais de 20 países e conta com cerca de 10.000 funcionários.| Invista

Jiz/10/ago/2013