Ao montar um escritório, é sempre importante pensar no uso das cores na arquitetura corporativa, afinal todos os elementos do ambiente de trabalho influenciam o comportamento dos colaboradores, seja melhorando a produtividade ou fazendo-a cair.

Cores“Todos sabemos que as cores podem influenciar no humor e no comportamento das pessoas. Por isso, é muito importante saber como utilizá-las. Cores quentes tendem a ser mais estimulantes e as mais frias podem ajudar a relaxar”, explica a arquiteta Sonia Acciaris, sócia do escritório de arquitetura Casa3, no Rio de Janeiro.

“É muito importante saber balancear o uso de cores na arquitetura corporativa. Um escritório completamente neutro não estimula a criatividade dos funcionários, enquanto um espaço muito colorido pode fazer com que eles se distraiam com facilidade”, comenta Sonia.

A vantagem das cores neutras é que elas são elegantes e não saem de moda. Por outro lado, ficar em um ambiente completamente neutro por muito tempo pode ser bem cansativo. “Para que isso não aconteça, o uso pontual das cores é fundamental, pois elas dão vida e personalidade a cada espaço. E, se fizerem parte da identidade visual da empresa, melhor, pois valoriza a marca no ambiente de trabalho sem saturá-la”, conta a arquiteta.

É importante pensar em cada espaço da empresa separadamente. Uma área de descompressão pode ser mais colorida, enquanto a sala de reunião tende a ser mais sóbria.

“Um espaço como a sala de reunião, em que as pessoas passam horas discutindo inúmeros assuntos, não pode ter uma cor muito vibrante para que as discussões não acabem em brigas. Já as áreas em que os funcionários vão para se distrair podem ser bem mais coloridas e lúdicas, para ajudá-los a se inspirar nos momentos em que estão trabalhando”, argumenta Sonia.

Saber valorizar os diferentes ambientes com o uso de cores é importante. E, para tanto, ter um projeto personalizado de arquitetura corporativa pode ser bem importante. “Um projeto personalizado e bem feito resulta em espaços de trabalho harmônicos, modernos e com cores pertinentes tanto ao espaço quanto a personalidade da empresa”, finaliza a arquiteta.

Serviço:
Casa3 Arquitetura
(21) 3325-1891
http://casa3.com.br