A Sasazaki, fabricante de portas e janelas informa que a instalação é um fator determinante para garantir o desempenho das esquadrias. Esse trabalho deve contar com profissional habilitadoe seguir as instruções do manual de orientação fixado na embalagem dos produtos da marca

As esquadrias são fundamentais nos projetos arquitetônicos por propiciar ventilação, entrada de luz e contato com o exterior. Porém, além de investir em uma solução de qualidade, que valorize o imóvel, é fundamental seguir as instruções contidas no manual de orientação fixado na embalagem dos produtos, além de contratar um profissional que tome todos os cuidados necessários para a correta instalação do produto. O alerta é da Sasazaki – fabricante de portas e janelas de aço e alumínio, que completa 70 anos de atividades em 2013.

“Os produtos da Sasazaki são submetidos a vários ensaios, dentre eles, resistência à carga distribuída, ciclos de abertura, entre outros, até porque temos como propósito oferecer soluções tecnologicamente avançadas. Mas, estes investimentos podem ser em vão, se a porta ou janela for mal manuseada durante a instalação, o que pode afetar o bom funcionamento, a estética e a segurança das mesmas. A colocação é simples, desde que seguidos alguns detalhes importantes”, explica o diretor industrial da empresa, Maurício Sasazaki.

Dicas úteis – A Sasazaki informa que as portas e janelas só devem ser instaladas quando toda a parte de alvenaria estiver pronta. O consumidor deve contratar um profissional habilitado, que além de ter a preocupação de ler com atenção e seguir as orientações contidas no manual de instruções, saiba que o vão livre onde o item será instalado deve ser maior do que a medida da esquadria.

Durante a colocação do produto, é importante deixar os espaços para encaixe dos chumbadores, ou seja, abas de aço inox presentes nas esquadrias Sasazaki para fixação da esquadria na parede. Para não entortar ou prejudicar o funcionamento da porta ou janela, não se deve: assentar tijolos diretamente sobre o produto, colocar calços no meio de sua base, nem tampouco forçar os perfis com cacos de tijolos.

Os produtos de aço e alumínio da Sasazaki vêm em embalagens distintas, que ajudam no processo de instalação. No caso dos produtos de alumínio e das linhas de aço Prátika e Evolution – que precisam proteger a pintura de acabamento e/ou o vidro -, as embalagens especiais só devem ser completamente retiradas depois da instalação e após a pintura da parede.

Para as demais linhas de aço, os possíveis resíduos de massa de reboco no metal devem ser retirados imediatamente com um pano umedecido com água; se a argamassa já estiver seca, use com muito cuidado uma espátula de madeira ou de plástico.

Sobre a pintura de acabamento – A Sasazaki ressalta que as esquadrias de aço das linhas Belfort e Silenfort – que permitem a personalização da pintura de acabamento – jamais devem ser lixadas, para que o tratamento anticorrosão que protege a superfície não seja removido.

Nem todos os tipos de tintas podem ser utilizados nas esquadrias que requerem pintura de acabamento. Para estas linhas, a empresa sugere o uso de esmalte sintético a base solvente, esmalte acrílico ou esmalte poliuretano. Sempre que possível, a aplicação deve ser feita com pistola e auxílio de compressor.

Para melhor proteção e acabamento da pintura, a Sasazaki orienta que sejam feitas duas ou três demãos de tinta, conforme as instruções do fabricante de tinta. A pintura de acabamento dos produtos de aço deve ser feita logo após a instalação – tomando-se o cuidado de limpar a superfície com um pano úmido e, em seguida, proteger as borrachas de vedação. A repintura pode ocorrer a cada dois ou três anos, ou quando necessário.

As portas e janelas de alumínio possuem alta resistência à corrosão e à maresia, o que as tornam indicadas para as regiões litorâneas e com poluição concentrada. As linhas Aluminium, Alumifit e Alumifort da Sasazaki estão disponíveis com duas opções de acabamentos – acetinado natural (anodizado) ou pintura a pó na cor branca -, que além da proteção anticorrosiva, dispensam a pintura periódica.

Caso a esquadria não seja colocada de imediato, o consumidor deve armazená-la longe de locais úmidos, sujeitos a intempéries, de produtos químicos, como ácidos e solventes, e de materiais como cal e cimento. A Sasazaki lembra também que, se houver dúvidas quanto aos procedimentos, o consumidor sempre deve buscar informações junto ao fabricante.| Sasazaki

Jiz/12/ago/2013