43_usinadChega ao mercado brasileiro a mais nova grife de móveis e decoração, a Usina D, que vem com um projeto inovador de criação de peças.

A ideia surgiu após uma preocupação do empresário Omar Sabbag, também fundador da Usina de Marketing, uma empresa especializada em PDVs. O objetivo foi utilizar e aproveitar materiais descartados pela Usina de Marketing (e outras fábricas) para criar peças inusitadas, inaugurando então a marca Usina D.

Com fabricação totalmente nacional e própria, sob a direção de Sabbag, as designers Aline Masaracchia e Cristiane Tiburcio fazem parte de um processo de criação onde, primeiramente, são realizadas pesquisas, depois, é criado um thumbnail, ou seja, um desenho simples da peça, que passa para os sketches – onde as melhores ideias são desenhadas com mais detalhes – e, por fim, a representação mais interessante é selecionada e ilustrada.

Com cerca de 30 peças iniciais, as criações da Usina D são divididas em quatro linhas: Iluminando, Mobília, Reconstrução e Fun Design. O destaque atual fica por conta da Mesa Lina, com tampo em placa de bambu e pés de Corian, inspirada na arquitetura do Museu de Arte de São Paulo (MASP).

O grupo desenvolve modelos inovadores e únicos por meio da experimentação. A marca também tem como apelo a utilização de materiais diferentes para a produção das peças, como o acrílico, gabaritos de fábricas, madeira certificada, bambu e lixo industrial para o desenvolvimento de produtos exclusivos. “A intenção é poder usar qualquer tipo de material que a criatividade permitir. Não há limites para a fabricação de nossos produtos”, enfatiza Omar Sabbag, diretor de criação da Usina D.

A empresa, que chega para atender consumidores da classe A e entusiastas do design – uma luminária chega a custar R$ 3 mil -, tem expectativa de faturar R$ 1 milhão no primeiro ano com a venda das peças em um showroom de fábrica. Todo o investimento na Usina D é baseado na Usina de Marketing, uma vez que toda a infraestrutura e a equipe de quase 50 pessoas da fábrica de PDVs também são utilizadas para a produção dos móveis e objetos de decoração.| UsinaD