Com a chegada do inverno, começa a melhor época para cuidar do telhado

51_ondilineReformas pontuais na residência são normais. Arruma o banheiro, troca-se fiações, faz uma pintura nova, mas muitas vezes se esquece do telhado, ou apenas lembra-se dele quando chega a época de chuvas. Porém, na chegada dessa época, o estrago pode ser maior do que imagina-se. Pensando nisso, a Onduline, multinacional francesa fabricante de telhas com fibras vegetais, dá algumas dicas de manutenção e de verificações periódicas das condições do telhado.

Antes de fazer a verificação do telhado, ou qualquer outro trabalho, chame profissionais qualificados, pois, ao caminhar sobre as telhas, exige-se muito cuidado. Mas, se a pessoa resolver fazer por conta própria o serviço, seguem duas dicas importantes: nunca pise diretamente sobre a telha e utilize uma tábua para dividir o peso, assim evita-se qualquer dano.

Como as telhas são importantes na vedação do telhado e impedem que a água da chuva cause problemas no imóvel, exige-se um cuidado todo especial. Quanto mais antiga for, maior o cuidado que se deve ter, pois as telhas são as mais sujeitas numa residência a exposição ao sol e podem se tornar mais frágeis.

Caso a pessoa encontre pequenos danos, é possível repará-las com fitas adesivas com a Onduband que é uma faixa adesiva impermeável e resistente ao mau tempo e as intempéries, que pode ser usada tanto em reparos como em acabamentos.

SobreOnduline – Criada em 1950 na França, o Grupo Onduline – o maior fabricante de telhas de fibra vegetal do mundo – nasceu com o objetivo de suprir a necessidade do mercado por uma telha mais leve, resistente, flexível e durável.

A empresa atua na indústria de construção civil com produtos sustentáveis dentro do seu processo de produção, utilizando recursos que são reciclados e reaproveitados. Na fábrica, por exemplo, o consumo total de energia é de 2,8 kwh por m² de telha (energia elétrica e gás natural). A água é reaproveitada, pois o circuito é fechado, havendo apenas a reposição do que é evaporado.

Hoje, a Onduline possui 40 filiais internacionais e 10 fábricas em funcionamento em vários países, como França, Itália, Malásia, Turquia, Espanha, Polônia, Estados Unidos, Brasil e Rússia e seus produtos são comercializados em mais de cem países.

A fábrica brasileira da Onduline foi inaugurada em Juiz de Fora em maio de 2006. O objetivo era trazer ao mercado brasileiro uma telha ecológica, leve e de fácil instalação.

O Grupo Onduline prioriza questões fundamentais como design, meio ambiente, eficiência e versatilidade. Por isso, é muito mais do que uma simples marca de telhas. É a marca da inovação em cobertura, sem deixar de lado a questão da sustentabilidade. A empresa oferece soluções completas, tanto para novos projetos quanto para reformas, sub e sobre coberturas de telhados.| Onduline

Jiz-22/jul/2013