Tecnologia LED foi escolhida pela eficiência e conforto visual

As padarias ganharam nos últimos tempos uma sofisticação que vai muito além do pão quente a toda hora. Da diversidade de serviços setorizados à estrutura especial para atender cada área, exige-se praticidade, funcionalidade, conforto e dinamismo, que tem a iluminação como grande aliada. Com esta finalidade, e para contribuir à redução dos custos operacionais, a Panificadora e Confeitaria Vitória Régia, situada em São Bernardo do Campo (SP), passou por uma recente reforma que incluiu o retrofit do sistema de iluminação. A modernização propiciada pela adoção da tecnologia LED propiciará uma redução de 82% no consumo de energia.

O projeto, de autoria da Arquitetura Mix, buscou adequar a loja à atualidade, com ampliação dos serviços oferecidos, e, consequentemente, da área de produção. O trabalho incluiu a modernização dos equipamentos, a melhoria do aspecto visual da casa, o conforto térmico adequado, além da adição de novas tecnologias que levem em consideração a economia de energia e a sustentabilidade. Segundo a arquiteta responsável pelo projeto, Rosinei Cristina da Nóbrega Santos, por tratar-se de um ambiente comercial que vende mercadorias em todos os setores da casa, era necessário que fosse bem iluminado. “No caso dos projetos de alimentação, a luz deve valorizar a cor e, consequentemente, a saúde do alimento, despertando no cliente a vontade de consumi-lo”, explica a especialista em projetos para padaria.

Para iluminar os 400m² da loja, foram usados dois modelos lâmpadas LED, que buscam conciliar conforto e visibilidade com requinte estético: a iluminação direta e geral do espaço é feita por luminárias embutidas com 120 lâmpadas Extreme LED PAR30; já a indireta, obtida através de 120 m de fitas de LED instaladas em sancas de gesso, propiciou um efeito decorativo ao espaço. A tecnologia foi fornecida pela Lâmpadas Golden.

Como a loja está dividida em várias ambientes (frios, pães, doces, confeitaria, self-service, pizzaria, salão com mesas e grelhados), foi necessário à iluminação conciliar a valorização das mercadorias expostas, com um ambiente agradável e ao mesmo tempo eficiente tecnologicamente.

A iluminação anterior à troca era composta por lâmpadas halógenas PAR30, que consumiam 75W por ponto. Com a substituição pelo LED de 13,5W, a redução no consumo de energia é de 82%. Apesar de mais caras que as halógenas, o breve retorno compensa, pois com o LED será possível recuperar o investimento em aproximadamente cinco meses.

O projeto busca uma iluminação geral com lâmpada de facho aberto, característico da LED PAR30. A temperatura de cor amarela (2700K) é um atrativo, pois tem característica mais tranquila e confortável, que aplicada de modo uniforme garante o conforto visual do cliente, sem gerar calor. “A disposição da iluminação é feita de forma que não haja oscilação de intensidade em pontos diferentes do ambiente”, explica o lighting designer da Lâmpadas Golden, Felipe Marcili, que acompanhou o fornecimento das lâmpadas. Por este motivo a iluminação decorativa feita pelas fitas de LED também utiliza temperatura de cor amarela.

Foram usadas luminárias de embutir com foco direcionável, ideal para lugares onde o layout é mudado constantemente.

A simplicidade na instalação, que dispensa o uso de equipamentos auxiliares, e a extensa vida útil do LED, até 15 vezes mais duráveis que suas equivalentes halógenas, contribui para reduzir os gastos com manutenção, fator relevante para locais com grande movimentação de pessoas e que funcionam muitas horas por dia e todos os dias da semana.

Ficha técnica – Lâmpadas: Extreme LED PAR 30 e Fita LED da Golden/ Projeto de interiores e luminotécnico: Rosinei Cristina da Nóbrega Santos (Arquitetura Mix)/ Fotografia: Rubens Campo

SobreGoldenA Lâmpadas Golden é uma empresa de iluminação que atua no mercado brasileiro desde 1990, reconhecida por oferecer uma vasta gama de produtos que atendem as normas técnicas nacionais em vigor para garantir os melhores níveis de eficiência energética. Assentada nos pilares tecnologia, qualidade, capacitação, sustentabilidade, economia e inovação, o compromisso da Golden é oferecer soluções sustentáveis em iluminação, com produtos que aliem durabilidade com melhoria do fluxo luminoso e menor consumo de energia. Seu Sistema de Garantia da Qualidade é certificado pela ISO 9001, com uma gestão que atua de forma sinérgica com unidades fabris parceiras situadas no exterior. Seu portfolio de produtos, com mais de 613 itens nas tecnologias lâmpadas de halogênio, lâmpadas fluorescentes compactas e fluorescentes tubulares, lâmpadas de descarga (metálica, mista, mercúrio e sódio), acessórios, transformadores, refletores e fontes eletrônicas, além da linha de LED (Low Power, Ultra LED e Extreme LED) é voltado ao segmento comercial, industrial, doméstico, empresarial e de iluminação pública. A divisão LED se dedica exclusivamente ao aprimoramento da tecnologia e desenvolvimento de projetos para a área profissional e de licitação. O Centro de Treinamento da Golden, criado em 2008, é referência na capacitação de profissionais que atuam na área de iluminação. Mais de 14,5 mil pessoas já passaram pelos cursos presenciais da Golden por todo o país. A empresa também é associada da Abilumi (Associação Brasileira de Importadores de Produtos para Iluminação) e membro do Green Building Council Brasil.| Golden

Jiz/11/ago/2013