É bom reduzirmos o tempo de uso do chuveiro elétrico ou mesmo não o utilizarmos no período de pico do consumo de energia elétrica . Assim também devemos fazer com outros equipamentos que consumam muita energia elétrica
energia elétrica

Nelson Volyk: temos a questão da elevação do consumo de energia elétrica durante o final da tarde e início da noite

Por Nelson Volyk* – A região Sudeste está passando por um momento crítico de falta de água, onde os reservatórios estão em seus menores níveis já encontrados. Junto com o recurso natural vem alinhada a falta de energia elétrica, pois nossa principal fonte de geração de energia são as hidrelétricas, que necessitam da água para seu funcionamento.

O sistema nacional de distribuição de energia elétrica é quase todo interligado, então mesmo que não haja água suficiente para produzir energia nas hidrelétricas do Sudeste, contamos com a energia elétrica gerada em outras regiões do Brasil.

Quando temos seca no Sudeste, temos excesso de água nos rios de outras regiões do país. Da mesma forma, quando temos a água necessária para produzir energia elétrica nas hidrelétricas do Sudeste falta água em outras regiões do Brasil.

Isso explica porque a futura hidrelétrica de Belo Monte é importante para o país. Em certas épocas do ano ela irá gerar pouca energia elétrica, mas nessa mesma época o Sul e Sudeste serão capazes de produzir energia suficiente. Mas quando ocorrerem as cheias na região da usina de Belo Monte, ela irá gerar muita energia elétrica que será distribuída através do sistema que interliga todo o Brasil, reduzindo muito o risco de apagão.

Riscos no horário de pico – Também temos a questão da elevação do consumo de energia elétrica durante o final da tarde e início da noite, chamado de horário de pico, quando o consumo é o mais elevado entre as 24 horas do dia. Quando o consumo chega ao limite da geração disponível para certa região o sistema elétrico é automaticamente desligado, fato que chamamos popularmente de apagão.

Por esse motivo é bom reduzirmos o tempo de uso do chuveiro elétrico ou mesmo não o utilizarmos nesse período, deixando o banho para mais tarde, ou seja, para depois do horário de pico de consumo de energia. Assim também devemos fazer com outros equipamentos que consumam muita energia elétrica.

Tecnicamente o horário de pico do consumo de energia é chamado de horário de ponta, que é composto por três horas consecutivas adotadas entre as 17h e as 22h. No caso das áreas atendidas pela AES Eletropaulo estas três horas vão das 17h30 às 20h30.

A SIL colabora com a redução do consumo de energia elétrica no horário de ponta não utilizando algumas máquinas de trefilação neste horário, pois são máquinas com alto consumo de energia elétrica.| webSIL

* Nelson Volyk é engenheiro eletricista e gerente de Engenharia de Produto da SIL Fios e Cabos Elétricos.