Cheias de personalidade, as fachadas dos projetos da arquiteta Letícia Bowoniuk agregam funcionalidade a beleza estética

fachadasQuem nunca ouviu falar na expressão “a primeira impressão é a que fica”? Em projetos arquitetônicos, esse famoso ditado popular encaixa-se perfeitamente quando o assunto é fachada. Responsável por trazer externamente a personalidade dos moradores ou empresa que se instalará na edificação, as fachadas também desempenham um papel fundamental no desenvolvimento do projeto, tendo grande importância na iluminação e disposição dos ambientes na planta.

Por meio de estudos topográficos e de insolação, é definida a posição da construção no terreno, visando garantir uma iluminação adequada e conforto térmico ao projeto. Em um segundo momento, as fachadas são desenvolvidas de acordo com as avaliações preliminares e os gostos explicitados pelo cliente. “Ela é um somatório do estilo arquitetônico escolhido para o projeto, as preferências de seus donos e os aspectos funcionais fundamentais para uma edificação eficiente”, explica a arquiteta Letícia Bowoniuk.

No caso específico de projetos comerciais, além destes três elementos, as fachadas devem ser convidativas e ir de encontro às expectativas do público que o negócio pretende atingir. “Na academia projetada em São José dos Pinhais (PR), optamos pelo revestimento de vidro em toda a extensão da fachada, o que garantiu a modernidade e minimalismo esperado pelo cliente. A proposta agradou o público jovem que frequenta esse tipo de estabelecimento, alcançando o objetivo do empresário”, conta a arquiteta.

Já na loja Line Lamê, o grande desafio da profissional foi eliminar o aspecto residencial e transformar a casa em um ponto comercial atrativo. Sendo assim, a escolha conjunta da arquiteta e da proprietária da loja foi de preservar alguns pontos da casa antiga como a marquise, além da reutilização de aberturas, deixando o imóvel funcional, com perfil minimalista contemporâneo. “Sem dúvida seus grandes destaques são as áreas amplas e sofisticadas, e a fachada branca sutil, requintada e moderna, eliminando de vez sua faceta residencial anterior”, finaliza Leticia.

Sobre Letícia Bowoniuk Arquitetura & Interiores – Formada em Arquitetura e Urbanismo pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná, a curitibana Letícia Bowoniuk criou seu escritório de arquitetura e design de interiores para trazer ao mercado sua assinatura e desenvolver projetos residenciais e comerciais com a união dos estilos clássico, moderno e contemporâneo. Sua principal diferença é o desenvolvimento do trabalho junto ao cliente, estudando o seu perfil e suas necessidades, e criando, deste modo, um atendimento personalizado com suporte durante e pós conclusão das obras.

Serviço
Letícia Bowoniuk Arquitetura & Interiores
CAU nº A83037/2
Rua Jornalista Paulino de Almeida, 95, Cajuru, Curitiba, PR
www.lbwarquitetura.com.br