Edifício comercial de São Paulo recebe selo guiaderodas de acessibilidade

guiaderodasO edifício comercial EZ Towers, localizado na zona sul da cidade de São Paulo, passa a contar a partir de agora com o Selo guiaderodas Platinum, qualificação que confere o grau de acessibilidade para pessoas com limitações motoras. As famosas torres gêmeas localizadas na extensão da Avenida Chucri Zaidan já contavam com outras relevantes certificações estruturais e de engenharia, como o selo LEED de construção sustentável, e passa a se destacar também pelo conforto que oferece na locomoção de seus ocupantes e visitantes.

O guiaderodas nasceu como aplicativo, criado pelo administrador de empresas Bruno Mahfuz, com o objetivo de ser um avaliador colaborativo da acessibilidade de estabelecimentos para cadeirantes, idosos, gestantes, mães com carrinho de bebê e até mesmo pessoas que passaram por recentes cirurgias. Tais informações têm por objetivo beneficiar toda a sociedade, direta ou indiretamente. “Uma ideia quando é boa, é boa para todos”, comenta Mahfuz.

Posteriormente, surgiu a necessidade de oferecer um serviço profissional para edificações que aliasse a vivência funcional de pessoas com mobilidade reduzida às normas técnicas de engenharia. A análise de cada projeto para a obtenção do selo guiaderodas se dá a partir de uma série de visitas técnicas ao local, pautadas pela NBR 9050 e conduzidas por arquitetos especialistas em acessibilidade acompanhados por pessoas com dificuldade de locomoção. “Quando o local é acessível, ele atrai um público grande que precisa de instalações especiais, além das pessoas que estão no seu entorno. Portanto, a acessibilidade é também lucrativa no médio prazo”, ressalta Mahfuz.

Após a avaliação, é apresentado o parecer da equipe avaliadora sobre as condições de acessibilidade do edifício em questão. Como resultado, a avaliação poderá ter três níveis de qualificação, pela ordem crescente: Silver, Gold e Platinum.

O EZ Towers, incorporado pela EZTEC, teve sua torre A entregue em 2014, enquanto a torre B deve ser finalizada em 2016. Segundo Roberval Vieira, Gerente de Projetos Corporativos da EZTEC, cada detalhe estrutural foi pensado em conjunto, exatamente para atender a todos. “O objetivo do EZ Towers é atender a todas as pessoas. As empresas que locam o espaço percebem que se trata de um empreendimento democrático, preocupado com a sustentabilidade e com a acessibilidade”.

“Acredito que não existe problema de acessibilidade na nossa sociedade, mas sim de conscientização. Onde há conscientização, há acessibilidade. A proposta do guiaderodas é tratar do tema de uma maneira que beneficie milhões de pessoas que precisam de instalações acessíveis”, completa Bruno Mahfuz.

Serviço:
EZTEC |  www.eztec.com.br
Guiaderodas |  wwwguiaderodas.com