A multinacional norte-americana de mobiliário corporativo e design, Herman Miller inaugura em SP o 1º showroom da companhia na América do Sul
Herman Miller

O Living Office: um espaço de trabalho mais natural e desejável

A companhia de mobiliário corporativo e design, Herman Miller, inaugura no dia 18 de Agosto (para convidados) e no dia 19 (para o público em geral), na cidade de São Paulo, o primeiro showroom da companhia na América do Sul. A escolha da cidade de São Paulo se dá devido à importância do Brasil nos planos da empresa e segue a estratégia global da Herman Miller de se tornar uma companhia B2B2C e estabelecê-la como uma das principais marcas de lifestyle do mundo.

A abertura do showroom é uma estratégia para aproximá-la do consumidor final. Atualmente, a Herman Miller atua em duas frentes no Brasil, sendo ela as áreas do corporativo e residencial. Isso inclui todo seu portfólio de clássicos do design (Herman Miller Collection) e o mobiliário corporativo (cadeiras, móveis e projetos para espaços de trabalho).

É parte da frente do corporativo o conceito Living Office, lançado mundialmente pela companhia em 2013, e desenvolvido a partir da realização de pesquisas sobre colaboratividade em centenas de organizações de diferentes setores e países, e leva em consideração a integração natural de pessoas, ferramentas, móveis e espaços para criar locais de trabalho mais inspiradores. O showroom, aliás, traz o Living Office aplicado à necessidade da operação da Herman Miller do Brasil.

Localizado na Rua João Lourenço (próximo ao Parque Ibirapuera e em frente à Avenida República do Líbano), o espaço não venderá diretamente ao consumidor. Para vendas a pessoas e empresas, a Herman Miller terá uma equipe de vendas no local e incluirá um distribuidor oficial da marca no país no processo, para que possa dar andamento ao atendimento. A empresa, presente no país há mais de 50 anos, conta distribuidores oficiais espalhados pelo Brasil; são eles: ATEC (São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília); COD (São Paulo); Miami Store (Campinas); J. Ziliotto (Florianópolis); Novo Ambiente (Rio de Janeiro e São Paulo); Salvatti Representações (Foz do Iguaçu); Securit (São Paulo); Tradesign (Porto Alegre) e Vila Naro (Boa Viagem).

Ao longo de sua história, iniciada em 1923, a Herman Miller conseguiu se consolidar como uma empresa global, com operações, escritórios de vendas, revendedores e licenciados em mais de 100 países na América do Norte, Ásia-Pacífico, Europa, Oriente Médio, África e América Latina.

Sua sede mundial está em Zeeland, Michigan (Estados Unidos), mas possui instalações de fabricação nos Estados Unidos, China e Reino Unido.Recentemente, adquiriu a Design Within Reach – DWR, a maior varejista premium da América do Norte de design moderno autoral, operando 38 estúdios varejistas localizados nos Estados Unidos e no Canadá, um e-commerce e um famoso catálogo impresso.

No Brasil, a Herman Miller tem vivenciado um momento de investimento em sua operação. Em 2013, um centro de distribuição próprio foi inaugurado em Diadema (SP), o qual confere mais flexibilidade e melhorias no processo, entre elas, a redução do tempo de entrega dos produtos aos clientes e mais autonomia no processo de garantia dos padrões de qualidade. No país, a companhia atua como subsidiária. Na área de marketing e comunicação, a companhia tem investido no Brasil e em países da América Latina, como Chile, Guatemala e Colômbia, com o objetivo de tornar a marca conhecida entre seus públicos estratégicos e criar relacionamento com formadores de opinião, especificadores, imprensa e distribuidores.

Dentre suas inúmeras ações na área ambiental, vale destacar o plano de metas sustentáveis Perfect Vision, uma iniciativa que define metas de sustentabilidade da empresa para o ano de 2020, como zero aterro, zero geração de resíduos perigosos, zero emissões atmosféricas, 100% de consumo de energia verde elétrica e edifícios com a certificação LEED Prata.

Os produtos e serviços premiados da Herman Miller geraram uma receita de mais de $2,1 bilhão em 2014. A empresa está incluída no Dow Jones Sustaintability World Index e tem ações na Bolsa de Valores NASDAQ Global Select Market com o código MLHR.

Quebra de paradigmas – Sempre à frente do seu tempo, a Herman Miller inovou ao fazer parcerias com designers célebres, como George Nelson, Charles e Ray Eames, Isamu Noguchi, entre outros, para produzir peças que se tornariam grandes clássicos do design, como Nelson Marshmallow Sofa, Eames Molded Plastic Chair e Noguchi Table.

Herman Miller

Designers que fizeram história com a Herman Miller: Da esquerda para a direita, em pé, Robert Propst, DJ De Pree e Charles Eames. E sentados, Alexander Girard, George Nelson and Ray Eames / Eames Plastic Chair, Marshmallow Sofa e Noguchi Table: clásicos do design

Desde então, tem trabalhado com os designers mais famosos do mundo na criação de sua vasta linha de produtos, como Bill Stumpf e Don Chadwick, criadores da cadeira Aeron, Sam Hecht e Kim Colin, que projetaram o Wireframe Sofa Group, Studio 7.5, responsável pelo design da cadeira Mirra 2, Yves Béhar, que desenvolveu a cadeira Sayl, e outros grandes talentos.

Herman Miller

Sam Hecht e Kim Colin, criadores do Wireframe Sofa Group, e Yves Béhar, da Cadeira Sayl, fazem parte do grupo de designers talentosos que já desenvolveram trabalhos para a Herman Miller / Aeron Chair, desenvolvida pelos designers Bill Stumpf e Don Chadwick, é um consagrado ícone do design mundial e faz parte do Museu de Arte Moderna de Nova York

Além de desenvolver produtos que se tornaram ícones do design mundial, a Herman Miller foi pioneira em oferecer soluções de design para espaços de trabalho. Há mais de 40 anos, criou um novo paradigma de escritório para a sua época com o Action Office, sistema revolucionário desenvolvido por Robert Propst, artista gráfico e escultor que se tornou presidente da Herman Miller em 1960.

Ao investigar como o mundo do trabalho operava, Propst concluiu que “o escritório era um terreno baldio, esgotava a vitalidade, bloqueava o talento, frustrava a realização”. A resposta de Propst foi o Action Office, primeiro sistema de escritório aberto do mundo, um desvio audacioso das cadeiras fixas, mesas fixas e conceitos fixos da época em relação ao que os móveis de escritório deveriam ser.

Com o sistema, lançado pela Herman Miller em 1968, Propst atacou o design tradicional dos escritórios com um conceito que se ajustava à forma como as pessoas realmente trabalhavam, incluindo componentes que poderiam ser combinados para se tornar tudo o que um escritório precisaria ser.

Herman Miller

Design Yard, sede da Herman Miller em Michigan: Living Office na prática desde 2013

Anos depois, diante da nova dinâmica de trabalho que se estabelecia no século XXI, a Herman Miller sentiu a necessidade de atualizar o conceito de Action Office, adequando-o às novas necessidades dos trabalhadores e das organizações. Para isso, a empresa realizou uma pesquisa em quatro continentes a fim de entender como as pessoas se relacionavam no espaço de trabalho e, como resultado, desenvolveu o Living Office (Escritório Vivo).

Sobre Herman Miller – O design inspirador, as tecnologias inventivas e os serviços estratégicos da Herman Miller ajudam as pessoas a realizarem grandes coisas e as empresas a desempenharem o seu melhor. Os produtos e serviços premiados da empresa geraram uma receita de mais de $2,1 bilhão em 2014. Ganhadores do National Design Award do Museu Cooper-Hewitt, o design da Herman Miller pode ser encontrado em coleções permanentes de museus no mundo todo. As práticas comerciais inovadoras e o compromisso com a responsabilidade social também ajudaram a estabelecer a Herman Miller como uma líder reconhecida no mundo todo. A Herman Miller foi novamente classificada pela Human Rights Campaign Foundation entre as melhores empresas em seu Índice de Igualdade Corporativa anual e teve seu nome entre as 50 Melhores Fábricas dos EUA em 2014.  A Herman Miller está incluída no Dow Jones Sustaintability World Index e tem ações na Bolsa de Valores NASDAQ Global Select Market com o código MLHR.

Serviço:
www.hermanmiller.com.br