19_gr

Nos últimos anos, o mercado imobiliário e a economia do país viveram um bom momento. Entre 2007 e 2008, a maior procura por parte dos consumidores foi por apartamentos de quatro dormitórios. Agora, os imóveis da vez são os compactos de alto padrão localizados em bairros nobres, com destaque especial para os empreendimentos com serviços pay-per-use, uma releitura do já conhecido flat, que permitem a contratação de vários serviços de acordo com a necessidade e conveniência dos moradores.

Recente pesquisa do Secovi (Sindicato da Habitação) indica que o mercado de imóveis menores vem crescendo na cidade de São Paulo. Segundo a instituição, as vendas de apartamentos de quatro dormitórios caíram 9,9% no primeiro semestre de 2012, enquanto as de imóveis com dois quartos representaram 52% do total. Dados da Embraesp (Empresa Brasileira de Estudos de Patrimônio), computados de 2010 para cá, também apontam uma tendência no mercado imobiliário de São Paulo de produção de apartamentos de pequeno porte voltados para a classe A. Estudo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) comprova que o número de domicílios com apenas um morador no país aumentou de 12% para 12,7% entre 2009 e 2011.

Atenta a alta procura por esses empreendimentos, a GR Properties aposta em dois edifícios inovadores em áreas nobres nas cidades de São Paulo e Campinas.  A incorporadora acrescenta à sua carteira de imóveis apartamentos compactos voltados para um público jovem, que inclui solteiros e executivos que moram fora das duas cidades, mas que optam pelo conforto de casa ao invés de hotéis. Juntos, os dois edifícios respondem por um VGV (Valor Geral de Vendas) de R$ 50 milhões em investimentos.

Segundo Guilherme Rossi, sócio-diretor da GR Properties, os investidores são 90% dos compradores dos apartamentos GR Living Design. “Os dois empreendimentos são totalmente direcionados a investidores, jovens e casais das classes A e B e já estão 85% vendidos”, afirma o executivo.

O empresário Marcio Prado é um investidor antigo desse segmento. Segundo ele, o que chamou a atenção no GR Living Design Vila Madalena foi o fato de ser um apartamento compacto de alto padrão e bem localizado, difícil de ser encontrado nos grandes centros urbanos. “Conheço bem os mercados Norte e Nordeste e posso garantir que não há nada igual no restante do país. Considerei também a localização e os diferenciais do produto. O fato de ser compacto também foi importante, pois o valor era adequado ao que eu pretendia investir no momento”, informa Prado que adquiriu duas unidades que serão locadas.

A gerente financeira Helyn Buso está investindo no setor imobiliário pela primeira vez. Helyn levou em conta a localização nobre do GR Living Design Cambuí na hora de investir, pois afirma que o retorno do investimento será garantido. “Escolhi esse empreendimento porque é uma opção para locação para quem só trabalha ou estuda em Campinas, ou mesmo para quem quer morar sozinho. A localização no Cambuí é bastante procurada por esse público, então tenho a certeza de que foi um investimento certo”, conclui.

Além dos investidores, há também quem procure comodidade para viver. O empresário americano Joseph De Pietro optou por tranquilidade na hora de investir no GR Living Design Vila Madalena, na capital. Pietro aponta a proximidade de bancos, supermercados, transporte coletivo e o método pay-per-use como os maiores atrativos do imóvel. Este último é um sistema de facilidades que são oferecidas e podem ser contratadas de acordo com as necessidades dos condôminos. Dentre eles, estarão disponíveis limpeza, costura, lavanderia e sapataria, personal trainer, serviço de buffet, massagista, manicure,  pedicure e dog walker. “Escolhi esse empreendimento porque não encontrei nada parecido no mercado. Comprei uma cobertura duplex e estou muito contente, pois o edifício dispõe de serviços que posso contratar de acordo com as minhas necessidades. O imóvel oferece piscina e academia de boa qualidade que permite atividades físicas sem sair de casa, evitando o trânsito”, explica o empresário.

Assinado pelo arquiteto Itamar Berezin, com projeto de interiores de Fernanda Marques e paisagismo de Benedito Abbud, o GR Living Design Vila Madalena (www.grvilamadalena.com.br), está localizado no bairro conhecido por proporcionar aos moradores qualidade de vida, infraestrutura privilegiada e proximidade dos principais pontos da capital. Além do empreendimento na Vila Madalena, a empresa também investe na cidade de Campinas, no bairro do Cambuí através da construção do GR Living Design Cambuí (www.grcambui.com.br) em parceria com a ERC Desenvolvimento Imobiliário. O conceito dos dois empreendimentos GR Living Design foi inspirado nos studios da região do Soho, em Nova York.| GRProperties