Com 900 m2 de área de vendas B2B e B2C, a nova loja teve investimentos de U$ 1,5 milhão

Tramontina

Seu robusto prédio de vidro e chapas perfuradas, com a marca registrada na fachada — tampas de panela em aço inox de alta qualidade –, em um espaço arborizado, chama a atenção de quem passa na Av. La Salle, em Santa Cruz de La Sierra, na Bolívia.

A Kawahara & Takano Retailing acaba de entregar o 14º projeto desenvolvido para a Tramontina, desta vez na Bolívia. O escritório brasileiro de arquitetura de negócios e conceitos store design foi responsável pelo planejamento estratégico, branding, arquitetura de varejo, comunicação visual, visual merchandising, design mobiliário e treinamento dos colaboradores da glamourosa TStore Tramontina, em Santa Cruz de La Sierra.

“Foi um orgulho para a nossa equipe desenvolver mais este grande projeto para A Tramontina, uma loja flagship em uma edifício COM certificação LEED (Leadership in Energy and Environmental Design), projetado em parceria com o Studio do Arquiteto Álvaro Fernández de Córdobra , ao redor grandes árvores, que fizemos questão de preservar”, conta Julio Takano, arquiteto especialista em projetos para varejo, CEO da Kawahara & Takano Retailing, que tem uma história de sucesso internacional. A nova loja, que contou com investimentos de 1,5 milhão de dólares, tem 900 m2 de área de vendas B2C direta ao consumidor com 7500 itens, e 150 m2 de B2B para vender ao canal varejista 22 mil itens.

Segundo Takano, no trabalho que desenvolve para a Tramontina há anos, denominado Arquitetura de Negócios, um nível mais amplo de planejamento e implementação do negócio. Tratamos os espaços comerciais dos clientes Tramontina com objetivo de amplificar a percepção de portfólio e maximizar a experiência da marca.

No nosso dia a dia traçamos e implementamos um plano diretor integrado composto das disciplinas de marketing, gestão de produtos, operações, capital humano e ponto de venda, que permite construir um modelo inovador, para promover junto ao consumidor experiências memoráveis e ajudar a construir love brands”. Há mais de 25 anos, Takano atua no segmento de varejo na América Latina, desenvolvendo arquitetura de negócios e conceitos de store design.

A nova loja TStore Tramontina segue o conceito inovador, que aos poucos vai sendo implementado nas lojas da fabricante de utensílios domésticos. A fachada traduz a extensão das unidades fabris, com a utilização de chapas de alumínio composto na cor preto brilhante, alto brilho como base para fixação de dezenas de tampas de panela em aço inox da linha Alegra, resultando em uma textura única, e nas lojas de rua recebem um tratamento anti-ofuscante.

O conceito de store design criado pela KT Retailing para a Tramontina permite uma forma diferenciada para exposição dos produtos, que são agrupados em áreas, chamadas de ‘mundos’. A loja da Bolívia tem no total 12 mundos, o dobro do que geralmente tem nas lojas da Tramontina: ‘Preparar”, ‘Festejar’, ‘Equipar’, ‘Cortar’, ‘Ferramentas’, ‘Ferramentas pró’, ‘Elétricos’, ‘Móveis’, ‘Promocional’, ‘Churrasco’, ‘Sazonais’ e ‘Kids’.

“O grande objetivo da criação das Lojas TStore é promover o aumento de percepção do gigantesco portfólio de produtos e soluções Tramontina, que deixa os clientes deslumbrados com a quantidade de sortimento,”, diz Takano. Para Joselito Gusso, vice-presidente da Tramontina: “A divisão em ‘mundos’ dá as pessoas uma compreensão de ordem dos produtos e de sua utilidade’.

A jornada do consumidor é guiada logo na entrada por meio de um diretório de produtos que representam os mundos, facilitando a percepção do portfólio, a mesa de boas-vindas mostra os lançamentos e em ciclos distintos de ofertas imperdíveis. O Sistema de Exposição de produtos é composto por pontos focos, que tem a função de inspirar o cliente e imediatamente ao lado painéis com oferta do sortimento de produtos para venda autosserviço.

Segundo o arquiteto, o conceito deste novo projeto da TStore Tramontina é promover um ponto de encontro da comunidade de Santa Cruz de La Sierra “para prover uma desconexão da rotina, recarregar as energias e conectar sua alma com a marca Tramontina”.

A loja foi inaugurada dia 5 de dezembro de 2018, com as presenças do vice-presidente da Tramontina Joselito Gusso; do conselheiro da Tramontina, Ildo Paludo; e do presidente do grupo Ladicorp, Hugo Ladívar; e de cerca de 200 convidados autoridades, varejistas e formadores de opinião.

“Foi uma inauguração sublime a altura do porte da marca em um País que é o segundo maior importador da marca Tramontina, atrás apenas dos EUA”, completa Takano, também presente na abertura da loja de dois andares (o prédio todo tem quatro andares, dois são de escritórios).

“Estamos muito felizes com essa festa, depois de 30 anos de relação de Tramontina e Utilar”, afirma Gusso. A Utilar (do Grupo Landicorp) é a empresa que assumiu a representação oficial para Bolívia do Grupo Industrial Tramontina.

A Kawahara\Takano já assinou 14 projetos de lojas Tramontina. Além de no Brasil e Bolívia, são lojas no Chile, Peru, Colômbia.

[Ver Projeto]

 

Contato:
Kawahara Takano Arquitetura
(11) 5694-1043
https://www.ktarq.com.br/