03_avant

Todo material elétrico necessita manutenção regular, especialmente se forem equipamentos ligados à segurança, caso das Luminárias de Emergência, que têm a função de iluminar o ambiente em caso de falta de energia elétrica. A Avant, referência nacional no mercado de iluminação, alerta para a importância de manter estes produtos em perfeito estado, ainda que sejam pouco utilizados, para que seu funcionamento ocorra adequadamente quando necessário.

Indispensáveis em edifícios comerciais e residenciais, em indústrias, comércios, hospitais, teatros, cinemas, bares, boates, escadas e garagens, as Luminárias de Emergência garantem a evacuação segura do local. Para isso, contam com uma bateria que deve ficar continuamente conectada à energia para que esteja sempre carregada e possa entrar em funcionamento no momento necessário.

A manutenção periódica é recomendada pela norma NBR 10898, da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), que define os parâmetros para instalação desses equipamentos, e obrigatória pelo Corpo de Bombeiros. Garantir que os devidos cuidados sejam tomados faz parte das atribuições do proprietário ou responsável pela edificação que conta com este tipo de iluminação.

O diretor comercial da Avant, Gilberto Grosso, explica que devem ser verificadas as condições das lâmpadas, fusíveis e disjuntores; o nível de eletrólito; a data de validade e as tensões da bateria; condições das tomadas, da fiação e dos comandos; ocorrência de infiltração de água junto às instalações; e realizar o reparo ou substituição de componentes danificados.

A verificação do sistema deve ser realizada por profissional habilitado e é indicado, ainda, que se faça uma simulação mensal de falta de energia para averiguar se as luminárias acionam corretamente. “É importante que se faça manutenção preventiva e corretiva, com a troca da bateria a cada ano, que perde autonomia gradualmente”, afirma Grosso.

Produtos de qualidade – Além da linha tradicional de Luminárias de Emergência, a Avant oferece também duas opções de luminárias com tecnologia LED (sigla em inglês para Light Emitting Diode, ou Diodo Emissor de Luz): com 30 LEDs ou 39 LEDs de alto brilho, ambas fabricadas no Brasil.

As Luminárias de Emergência LED possuem bateria selada de lítio, evitando danos ao meio ambiente, e primam pelo baixo consumo de energia – apenas 2W. O modelo com 39 LEDs opera com tensão de 4V (1,6A/hora), o que lhe confere autonomia de três horas na posição máxima e de seis horas na posição mínima, com fluxo luminoso de 70Lm a 130Lm. A luminária de 30 LEDs opera com 3,7V e capacidade de 1,3Ah (ampère-hora), que garante até seis horas de autonomia de funcionamento durante o apagão.

O corpo de plástico de policarbonato de alta resistência possui chave seletora, indicador de carga, botão de teste para os LEDs, alimentação bivolt automática (127V e 220V) e adaptador de 12V para veículos. Por ser portátil, sua utilização é ilimitada, podendo ser usada como lanterna e levada para qualquer lugar, como campings, pescarias, sendo útil na iluminação de estradas ou manutenção de veículos e outras emergências nos mais variados ambientes.

Avant- Fundada em março de 1998, a Avant é referência nacional no mercado de lâmpadas, sendo reconhecida e prestigiada pelos profissionais e consumidores brasileiros pela excelência no lançamento de itens para iluminação, na prestação de serviços e pela qualidade e diversidade do seu portfólio de produtos. Entre eles, destacam-se LEDs, lâmpadas fluorescentes, compactas econômicas, halógenas e de descarga, lanternas, luminárias (de emergência e hermética), refletores e produtos de segurança (anunciador de presença, campainha digital sem fio, sensor de presença e temporizadores analógico e digital), entre outros.

Sediada em São Paulo, a Avant tem forte atuação em todo o País, por meio de cinco Gerentes Regionais e aproximadamente 120 representantes comerciais distribuídos por todos os Estados brasileiros. A empresa atende a cerca de 3.800 pontos de venda, entre lojas de material elétrico, revendas de material de construção, home centers e supermercados, além de atuar fortemente como parceira de lighting designers, arquitetos e engenheiros.

Para assegurar rapidez e eficiência no atendimento, conta com dois Centros de Distribuição: em São Francisco do Conde (BA) e em Itajaí (SC), operando com sistemas automatizados de controles, como o WMS na expedição e gerenciamento dos estoques, e o EDI na administração logística. Na Bahia possui também uma fábrica de luminárias de emergência, que está sendo ampliada e, ainda em 2012, passará a abrigar novas linhas de produtos.

Todas as lâmpadas da Avant são produzidas em fábricas de primeira linha localizadas na China, Taiwan e na Coreia do Sul. O fornecedor das compactas fluorescentes, por exemplo, é líder mundial na fabricação deste tipo de lâmpada, abastecendo as principais multinacionais que atuam nessa área. Todos os itens que recebem a marca Avant obedecem a minuciosos critérios de qualidade antes de entrar no mercado nacional, cujos padrões tecnológicos e de segurança são assegurados pelo rigoroso planejamento e controle das operações, e atestados no Brasil pela certificação do Inmetro/Procel.

O carro-chefe da empresa é a linha de lâmpadas compactas fluorescentes, segmento em que detém aproximadamente 10% do mercado brasileiro, tendo comercializado 15 milhões de unidades no último ano. Sua meta é conquistar 20% desse setor nos próximos cinco anos. Para 2012, a previsão de crescimento no faturamento da companhia é de 20% em relação a 2011. O incremento se dará através do aumento das vendas de produtos tradicionais e da ampliação no portfólio de itens com tecnologia de ponta, principalmente os que utilizam LED.| Avant