Com as ferramentas da linha Castor é possível criar este efeito decorativo que renova qualquer ambiente

58_castorÉ muito fácil e prático renovar a decoração de um ambiente mudando a cor e a textura das paredes. Efeitos decorativos personalizam o local, dão um ar de aconchego e exclusividade. Utilizando as ferramentas adequadas é possível obter o efeito desejado em poucos passos. A Castor, fabricante de ferramentas e acessórios para as áreas de acabamento, pintura e efeitos decorativos, especialista no assunto, ensina a fazer o efeito “Fibra Natural”.

Bonito e delicado este efeito lembra a fibra de um tecido e pode ser usado como complemento decorativo em colunas, roda-teto, meias-paredes e superfícies pequenas.

Ferramentas necessárias – Para obter o efeito Fibra Natural, a Castor recomenda os seguintes materiais:

– Desempenadeira de aço lisa

– Espátula plástica 20cm lisa

– Espátula plástica 20cm dente G

– Rolo de lã Hobby 23cm com cabo

– Bandeja grande

– Lixadeira

– Trincha Gris Série 700

– Folha de lixa para alvenaria grão 220

– Massa para textura lisa

– Tinta acrílica fosca na cor escolhida

Passo a passo para obter o efeito Fibra Natural

1- Use a espátula plástica 20 lisa para estender a textura na parede, em áreas não superiores a 2m². Deixe uma camada bem homogênea.

2- Use a desempenadeira de aço lisa no sentido vertical para deixar uma camada de mais ou menos 2 mm na superfície bem plana e uniforme.

3- Com a espátula dentada 20 G levemente inclinada, raspe a textura formando as ranhuras. Repita o movimento paralelamente até terminar a área trabalhada.

4- Remova sempre a massa que se acumula na espátula dentada.

5- Para formar a fibra natural, risque a textura no sentido horizontal com suavidade, usando a espátula dentada 20 G.

6- Quando a massa estiver totalmente seca, lixar levemente a textura com o auxílio da minilixadeira, para deixar a textura suave ao toque.

7- Finalize o seu trabalho aplicando 1 ou 2 demãos de tinta acrílica fosca com o rolo de lã Hobby na cor de sua preferência.

Dicas Importantes – Este efeito pode ser realizado com os dentes maiores das espátulas de 7cm e 12cm. Tudo vai depender do tamanho da superfície a ser trabalhada e efeito desejado. Não esqueça de utilizar a trincha para pintar cantos, áreas menores e arredondadas.

Para potencializar o resultado do efeito, algumas orientações devem ser seguidas. A primeira delas é preparar adequadamente a superfície antes de iniciar qualquer trabalho. Em caso de repintura, deixe a superfície limpa, isenta de poeira, gordura, partículas soltas ou desagregadas antes de começar a nova pintura. Se a parede for nova, é indicado aguardar a cura do cimento por 30 dias, no mínimo.

De qualquer forma, é indicado lixar a superfície para remover as partículas soltas e aplicar um fundo preparador de paredes na cor desejada para aumentar a fixação da textura na superfície. Recomenda-se, ainda, que seja feito um teste, utilizando-se outras espátulas plásticas da Castor, com dentes em tamanhos diferentes.

O uso de tintas e ferramentas de qualidade, como os rolos, trinchas e espátulas fabricadas pela Castor, são fundamentais para garantir um bom resultado final e acabamento impecável.

“Os produtos são desenvolvidos para oferecer conforto e segurança durante o manuseio e proporcionar grande número de possibilidades de efeitos”, afirma a diretora de Marketing da empresa, Cristina Czarlinski.| Castor

Jiz-23/jul/2013