Adequar os pisos que estavam com desnivelamentos e fissuras, num espaço industrial que sofre constante interferência química pela produção de cosméticos e que necessita de alta resistência mecânica para suportar movimentações de máquinas e equipamentos.

Basf

Estes foram os desafios propostos aos consultores da BASF pelo Grupo Boticário para obra de adequação dos pisos da unidade de São José dos Pinhais, na região metropolitana de Curitiba-Paraná, em uma área de 2000 m². Havia um pedido a mais: executar a obra durante a parada de final de ano, em dezembro de 2016.

A unidade de São José dos Pinhais é a primeira fábrica do Grupo Boticário e começou a funcionar em 1982. No mesmo complexo industrial, funciona um Centro de Pesquisa e Desenvolvimento com tecnologia de ponta. O Boticário é atualmente a maior rede de franquias de beleza no mundo. De suas indústrias, saem 300 milhões de produtos a cada ano.

A solução apresentada pela BASF foi o revestimento de alto desempenho, Ucrete® que tem importantes características e responde aos desafios propostos: de alta resistência química e à abrasão, impermeabilidade, garantindo a contenção de líquidos agressivos; suporta maquinário pesado e circulação de veículos, como empilhadeiras, além de garantir qualidades higiênico-sanitárias.

Num primeiro momento, com a parceria da FC Revestimentos, empresa aplicadora de revestimentos industriais, foram executadas amostras do revestimento Ucrete HF e MF, em áreas onde a interferência química é mais severa, colocando à prova a proteção e resistência aos produtos químicos e também pela movimentação das máquinas e equipamentos.

Outra importante característica dos revestimentos indicados, são os benefícios de sustentabilidade, em sintonia com a estratégia do Grupo Boticário, que tem esse atributo presente em todo o seu modelo de negócios. Os revestimentos são livres de solvente, baixo odor e baixo teor VOC. A aplicação é rápida, garantindo produtividade e pode ser utilizado pouco tempo após a sua instalação.

O Sistema Ucrete® MF que é um revestimento uretânico autonivelante de alto desempenho, com espessuras entre 4 a 6mm, com um acabamento liso que permite maior facilidade quanto a limpeza, é ideal para aplicações em processos predominantemente secos.

Já o sistema Ucrete® HF é a versão indicada, na sua maioria, para áreas de processos úmidos e molhados, pois proporcionam um piso seguro e com acabamento texturizado, com espessura que varia de 6mm a 12mm.

É possível combinar as duas versões com outro produto da família UCRETE, o Ucrete® WR, que é um revestimento a base de uretano especifico execução de para rodapés do tipo abaulado e revestimento de muretas.

Os principais benefícios são a cura rápida com liberação ao tráfego de pessoas em 8 horas e tráfego pesado após 12 horas, não contamina o ambiente com odores; excelente resistência à abrasão, impacto e agentes químicos; alta resistência mecânica e ao tráfego pesado; temperaturas de uso variam de -45ºC a 150ºC dependendo do sistema utilizado; suporta congelamento e ciclos de gelo e degelo; resiste ao ser lavado continuamente com água quente e é resistente a raios UV.

Para as faixas demarcatórias, foi utilizada a pintura epoxi MasterTop 2250, rodapés em UCRETE WR, tratamento de juntas com o MasterSeal CR195 e MasterSeal NP1.

Não foi a primeira vez que a BASF forneceu produtos para o Grupo Boticário. Em 2013, a companhia foi a parceira para pisos para a mesma unidade do Paraná e em 2014 forneceu materiais para revestir todos os pisos da planta de Camaçari, Bahia. “Ponto determinante para esse novo projeto foi a confiança que o Grupo Boticário tem nos produtos BASF, pois revestimentos aplicados há alguns anos, não apresentam nenhum tipo de anomalia, o que minimiza custos com paralisações para manutenções”, considera o engenheiro Ricardo Macaíba, coordenador de negócios de Pisos em Químicos para Construção da BASF.

Serviço:
BASF Brasil
(11) 2039-2273
basf.com/br

FC Pisos e Revestimentos
(49) 9 9141-0620
fcrevestimentos.com.br