Um cardápio atrativo aliado a um ambiente bonito e bem planejado pode fazer toda a diferença na escolha de restaurantes. Afinal, além de boa comida, muita gente procura também um local que proporcione uma ótima experiência.
Restaurantes

Restaurante Yota Sushi no Santa Cruz Shopping, projetado pela Arquitetude

A arquiteta Marina Debasa, sócia do escritório Arquitetude, conta que a gastronomia está em alta no país e, apesar da crise, muitos restaurantes tem investido em projetos de arquitetura e decoração diferentes e inovadores para atrair a atenção do público. “Mesmo precisando poupar, os brasileiros gostam muito de investir em experiências gastronômicas e muitos não economizam no que diz respeito a comida. Por isso, a arquitetura para restaurantes continua em ascensão”, informa a arquiteta.

Na hora de fazer um projeto de arquitetura e decoração para restaurante, a arquiteta ressalta a necessidade de focar no público alvo e também nas tendências em relação a este tipo de estabelecimento. “Além de oferecer um cardápio coeso, o restaurante deve investir em uma arquitetura que seja compatível com seu público-alvo, para chamar a atenção de potenciais clientes. Saber o que está sendo feito no Brasil e no mundo em relação a arquitetura para restaurantes também é muito interessante, pois mostra que o estabelecimento está antenado com o cenário mundial”.

A arquiteta diz que, atualmente, a principal tendência é para a criação de espaços mais abertos e iluminados, em que as pessoas podem ver e ser vistas. Locais com varandas ou áreas externas devem ser integradas a uma decoração mais natural e sustentável. “No Rio de Janeiro, por exemplo, o clima é bastante propício para a criação de áreas externas e muitos restaurantes se aproveitam disso para criar espaços bonitos e seguros para seus clientes. Afinal, para muitos cariocas, não há nada melhor que fazer um happy hour ao ar livre”, comenta Marina.

Para quem procura renovar o estabelecimento para chamar atenção de novos clientes, Marina explica que é importante estar sempre em renovação, mas sem perder a personalidade. “Muitos clientes antigos continuam frequentando restaurantes porque gostam da atmosfera. Então, para quem quer fazer uma mudança, é importante encontrar um escritório de arquitetura que entenda essa necessidade, mas também incorpore a personalidade do local, o que pode ser feito com muita paciência e atenção especial aos detalhes”, finaliza a arquiteta.
Serviço:
Arquiteta Marina Debasa
Escritório de Arquitetura Arquitetude
Tel.: (21) 3417.0551
http://arquitetude.com.br