42_relevoO uso da estética de relevos e volumes é a nova aposta do mercado de acabamentos e as grandes marcas de revestimentos nacionais e internacionais já investem nessa tendência. Os formatos orgânicos, geométricos e muitos arabescos ganharam um lugar especial entre as novidades apontadas por feiras e eventos nessa área. A arquiteta da loja especializada em acabamentos Bel Lar, Maristela Broilo, explica que a novidade garante uma sensação de que vai sair da parede e se misturar ao ambiente. “As técnicas criam uma percepção em 3D do revestimento como se estivesse se integrando ao ambiente e ao espaço”, explica.

Ela destaca que esse tipo de revestimento pode ser utilizado em salas de jantar e estar, hall, vitrines, fachadas, muros, banheiros e espaço gourmet. “Trata-se de revestimentos que chamam a atenção devido aos altos e baixos relevos e, por isso, é necessário escolher ambientes que permitam que eles ganhem destaque e combinem com os demais componentes da decoração”, destaca.

A arquiteta sugere o uso harmônico com acabamentos mais neutros para que o revestimento tenha destaque. Outras sugestões de uso são como murais em salas e fachadas. Maristela ainda ressalta que os volumes são encontrados tanto em cores neutras como coloridos, mosaicos e desenhos geométricos, além da possibilidade de receber pintura para ornar com os demais elementos da decoração. “Recomendo o uso de cores em tons pastéis, como concreto, nude e moca, em ambientes que o revestimento não será o maior destaque e, caso a atenção seja voltada somente para o revestimento, poderá vir em cores mais fortes, como os tons prata e turquesa, e quentes como os tons terrosos e até dourados”, informa.| MaristelaBroilo | BelLar