11_avanti

As lâmpadas fluorescentes formam o tripé da iluminação atual: consomem pouca energia, são eficientes e ainda têm ótima aparência. Derivação das fluorescentes tubulares, bastante comuns em ambientes comerciais, os modelos compactos, também conhecidos como lâmpadas econômicas, deram início a uma renovação na iluminação residencial.

“Quando comparadas às incandescentes, as lâmpadas compactas podem ser até quatro vezes mais eficientes; apresentam vida útil de até 8.000 horas, contra apenas 1.000 horas das incandescentes; reproduzem as cores com a mesma fidelidade; e a luz emitida pode ser tanto branca quanto amarela e, em ambos os casos, a lâmpada não esquenta”, explica Gilberto Grosso, CEO da Avant, referência nacional no setor de iluminação.

Composta por um vidro revestido com material à base de trifósforo, a lâmpada fluorescente compacta é preenchida por gases inertes a baixa pressão que se ionizam quando aplicada uma corrente elétrica, gerando luz. Atualmente, a indústria tem investido em modelos com partes totalmente recicláveis.

Por tudo isso, é a opção ideal para substituir as lâmpadas incandescentes que aos poucos vão saindo de linha, até a sua proibição total no Brasil em 2016. Estima-se que, atualmente, 190 milhões de unidades das compactas sejam comercializadas a cada ano no país.

Compacta espiral é ainda menor e mais eficiente- Popularizada no início dos anos 2000, a lâmpada fluorescente foi ganhando qualidade e perdendo tamanho. Comparados aos modelos compactos iniciais, tubulares, que mediam até 17cm de comprimento e emitiam fluxo luminoso equivalente a 760 lúmens, hoje podem ser encontradas versões de apenas 9,6cm e com fluxo luminoso superior a 983 lúmens, ou seja, 29% a mais de luz apesar do tamanho menor.

Essa evolução foi possível graças ao desenvolvimento da lâmpada compacta espiral, que abriu caminho para a fabricação de modelos cada vez menores e mais eficientes, e que se encaixam perfeitamente em abajures, arandelas, luminárias de sobrepor ou embutir, lustres, plafons, spots… O tamanho reduzido torna as lâmpadas compactas especialmente indicadas para iluminação residencial, mas estas também encontram aplicação em ambientes comerciais e na iluminação decorativa.

Por outro lado, as lâmpadas espirais possuem IRC (Índice de Reprodução de Cor) de alta qualidade, permitindo que as cores dos objetos e produtos sejam vistas conforme elas são de fato, sem desbotamento ou excessos. Com destaque para as espirais da Avant disponíveis nas potências de 8, 11, 15, 20 e 23, 30, 45, 60 e 75W nas tensões de 127V e 220V.| Avant