Vitra Schaudepot apresenta a evolução dos produtos da marca e seu acervo em exposição no Vitra Design Museum.

Vitra Schaudepot

Uma cadeira pode contar uma história? Como o design pode ser coletado? A Vitra – empresa suíça e referência mundial em design de mobiliário – acaba de disponibilizar em sua loja online o livro Vitra Schaudepot. A ideia da publicação é tornar acessível ao público à evolução e o crescimento da coleção exposta no Vitra Design Museum. O livro também documenta o desenvolvimento do edifício idealizado por Herzog & de Meuron, e serve como índice dos objetos exibidos, além de fornecer um vislumbre dos bastidores.

Sobre a coleção
A coleção do Vitra Design Museum abrange um total de cerca de 20.000 objetos. O núcleo é formado pelas propriedades de mobiliário, com cerca de 7.000 peças cobrindo quase todas as épocas importantes e protagonistas de design de 1800 até o presente.

Informações detalhadas sobre os objetos são apresentadas em um catálogo digital que os visitantes da Schaudepot podem acessar via smartphone ou tablets. Além do segundo ponto focal (coleção de iluminação) e outras explorações (aparelhos elétricos, modelos arquitetônicos e têxteis, bem como objetos de uso cotidiano), o arquivo do museu compreende várias propriedades significativas, como as peças de Charles & Ray Eames, Verner Panton e Alexander Girard.

O design contemporâneo nos envolve em todos os aspectos da vida – desde objetos de móveis icônicos até comunicação digital e processos sociais. Um museu de design no século XXI não deve meramente coletar e exibir objetos, mas também deve comunicar o significado do projeto, além do objeto individual, iniciando discussões, demonstrando correlações sociais e estabelecendo referências a outras áreas, como arquitetura, arte ou novas tecnologias. Com a expansão relacionada ao Schaudepot, o Vitra Design Museum aborda especificamente este desenvolvimento. O museu tem como objetivo disseminar o projeto na mesma amplitude e diversidade com que se apresenta no nosso mundo de hoje.

Ficha:
Vitra Schaudepot
Publicado em: 12/2016, 108 páginas
Editores: Mateo Kries, Viviane Stappmanns
Empresa: Vitra Design Museum GmbH
ISBN: 978-3-945852-13-2
Serviço:
Vitra
(11) 3478-7111
vitra.com