Transformar a loja em uma grande vitrine pode ser um ponto-chave para o sucesso

VitrineA vitrine é um dos itens mais tradicionais da arquitetura comercial. No entanto, ela vem perdendo espaço em alguns layouts mais modernos, que transformam o interior da loja em uma grande vitrine, mostrando que a arquitetura comercial também se renova.

“Apesar de acharmos que é obrigatório a loja ter uma vitrine, isso não é, necessariamente, verdade. A tendência, tanto no Brasil quanto no exterior, é de valorizar cada vez mais o interior das lojas, transformando-o em um grande expositor”, afirma a arquiteta Marina Debasa, sócia do escritório de arquitetura Arquitetude, no Rio de Janeiro.

“É claro que cada tipo de comércio deve ter uma estratégia, que pode incluir ou não o uso de vitrines. Algumas lojas funcionam bem sem vitrines, outras as utilizam como chamariz para os clientes. Portanto, antes de abolir as vitrines, é preciso analisar a importância das vitrines para as vendas”, conta Marina.

No entanto, se por um lado as vitrines atraem, por outro o consumidor se sente mais à vontade entrando em lojas com portas maiores. “A largura da porta pode encorajar o consumidor a entrar. Eles sentem como se não houvesse barreiras e muitos acabam dentro da loja sem perceber”, explica a arquiteta.

Quem está se decidindo em aplicar um formato mais moderno de arquitetura comercial deve saber que o interior da loja precisa de atenção constante. “Nesses casos, a decoração e organização da loja conta muito, pois não há uma vitrine para chamar o consumidor. Além disso, os profissionais precisam ser muito bem treinados para que o cliente se sinta seguro e à vontade”, comenta Marina.

“Entender o conceito de uma loja sem vitrines e proporcionar aos clientes uma atmosfera agradável pode ser o ponto-chave para o sucesso. Por isso é importante conhecer muito bem não só seu público-alvo como também verificar o tipo de estratégia que funciona melhor com ele”, finaliza a arquiteta.

Serviço:
Arquitetude Arquitetura Comercial
(21) 3417-0551
http://arquitetude.com.br